Apenas dois dias após o ‘badalado’ desafio “Mike Tyson vs. Jake Paul”, um evento “bizarro” na Tailândia trouxe outro ‘lendário’ lutador de volta às ‘brigas’ reais. Graças à luta, o “Fight Circus” aproximou ainda mais a ‘tênue linha’ ( ou “cruzamento” ) entre esporte e entretenimento.
E enquanto “Mike Tyson vs. Jake Paul” foi ‘exibido’ para impressionantes 108 milhões de espectadores ao redor do mundo, o primeiro campeão dos pesos pesados da história do ‘UFC’ retornava para a ‘arena’ de combate, em uma ‘promoção’ menor, mas infinitamente mais divertida.
Em 17 de novembro de 2024, ( domingo ), o “Full Metal Dojo” sediou o ‘Fight Circus 12’, no “coração” de Phuket, na Tailândia - ‘The Real Fight Island’ - e o ‘show’ foi transmitido ‘ao vivo’ e gratuitamente em todas as redes sociais do “Fight Circus” e do ‘Full Metal Dojo’.
No ‘main event’ ( e portanto “evento principal” ) da ‘programação’, o membro do ‘Hall da Fama’ do ‘UFC’ e “padrinho” do ‘Ground and Pound’ Mark Coleman ( 16-10-0 no MMA ) enfrentou o fundador e CEO do ‘Fight Circus’ Jon Nutt ( 0-15 no ‘Fight Circus’ ) em uma luta de “boxe em ‘cadeira de rodas’”.
As regras eram “absurdas”, mas ao mesmo tempo ‘simples’: os atletas eram “empurrados” violentamente em cadeiras de rodas por seus ‘cornermen’ ao redor do ringue. Enquanto isso, os lutadores se “golpeavam” em meio ao “caos”.
Mark Coleman, também conhecido pela ‘alcunha’ de “The Hammer”, teve como seu ‘cornerman’ e “empurrador” o ex-peso médio do ‘UFC’ Matt Brown, enquanto Jon Nutt, por sua vez, foi ‘apoiado’ por Todd Duffee, um ex-peso pesado do ‘Ultimate’.
Matt “The Immortal” Brown, conhecido por sua agressividade dentro do ‘octógono’, fez uso dos mesmos instintos para ‘empurrar’ a cadeira de rodas de Coleman, “disparando-o” pelo ringue como um ‘aríete’ humano. Já Duffee ( vestido como ‘Ken’, da ‘franquia’ de sucesso “Street Fighter” ) foi um pouco mais cauteloso com sua agressividade ao ‘empurrar’ Jon Nutt.
De acordo com o Jornalista Timothy Wheaton, que fez a cobertura do ‘show’ para o ‘site’ especializado em lutas ‘Low Kick MMA’, Mark Coleman usou “força total” algumas vezes e “balançou” com entusiasmo, ‘conectando’ alguns ‘golpes’ selvagens que fizeram a multidão “rugir”, enquanto Nutt lutou para ‘sobreviver’ aos ‘ataques’ do peso pesado.
Já no 3º e último ‘round’, com os lutadores em pé ( portanto “livres” das cadeiras de rodas ), houve uma “trocação” de vários ‘golpes’ decentes, com Coleman vencendo a luta.
Ao final, vimos um Coleman “feliz da vida” ( e sorrindo ) novamente, após ter quase morrido algumas vezes ( devido à ‘incidentes’ ) no ano passado. Ele também comemorou o fato de estar sóbrio por três anos.
Agora, ter Mark Coleman de volta aos 60 anos de idade, quando muitos duvidaram que o pioneiro do ‘UFC’ sobreviveria, foi mais uma prova de sua resiliência. A luta também simbolizou a conexão ‘duradoura’ de Coleman com o esporte ( MMA ) que ele ajudou a “moldar”.
Jon Nutt, o oponente de Coleman, vinha de um ‘duelo’ contra o veterano do ‘UFC’ Matt Brown no evento anterior do “Fight Circus”. Com um ‘registro’ de 1-2-0 no MMA profissional, Nutt agora quer lutar contra motoristas de “tuk tuk” tailandeses e deseja realizar 12 lutas em 12 meses no ano de 2025.
-“Por que ‘diabos’ na minha idade eu faria uma coisa dessas? Porque eu posso. Porque eu posso.”-declarou Nutt, ao ser questionado pela mídia local.
Quanto ao “Fight Circus” é inegável que a ‘promoção’ - surgida como uma “anomalia” irreverente e barulhenta - oferece uma mistura ‘inebriante’ para os fãs de MMA mais “selvagens” e em busca de emoção que acreditavam já ter visto de tudo.
Além de algumas poucas lutas casadas sob as regras profissionais unificadas de MMA, o ‘Fight Circus’ inovou com lutas de MMA “dois contra um”, boxe de duplas ‘siamesas’ e o famoso Muay Thai em uma “cabine telefônica”, entre outras regras que aproximam a ‘promoção’ de uma “briga de beco”.
Os ‘formatos’ de lutas outrora incomuns, estão ‘popularizando’ os ‘cards’ do “Fight Circus” em Phuket, uma “cidade das lutas” no mundo, ao lado de Las Vegas.
Para concluir esse artigo, vamos parafrasear o próprio Jon Nutt em uma de suas postagens nas suas mídias sociais:
-“ Os especialistas ao redor do mundo estão agora fazendo as mesmas duas perguntas: ‘1.) Qual a cor do capacete que Jon Nutt usava para ir à escola quando era mais jovem? E ... 2.) Quem Mark Coleman enfrentará em seguida? Que ícone!!! ’ ”-postou Nutt.
[ * ] Com informações de Jon Nutt, ( “Full Metal Dojo” ), Timothy Wheaton, ( ‘Low Kick MMA’ ) e André Whitelaw ( “EssentiallySports” ).
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa | Escrito em 02/02/2025
_
Legenda : Mark Coleman lutou com Jon Nutt, promotor do ‘Full Metal Dojo’, em uma “exibição” de boxe.
Foto : ( Créditos | Cortesia : © Jon Nutt | Reprodução / © Facebook | © Full Metal Dojo | © Fight Circus | © fightcircus.tv | @jonnuttfc | @fullmetaldojo | @fightcircus | Reprodução / © Instagram | @FullMetalDojo | @FightCircus | Reprodução : © X / antigo © Twitter | Divulgação ).
*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE – DIVULGAÇÃO GRATUITA – INFORMAÇÃO ESPORTIVA*
#Bangkok, #boxe, #boxedeexibição, #CombatMatrix, #entretenimento, #esporte, #exibição, #FightCircus, #FightCircus12, #FMD, #freakshow, #FullMetalDojo, #HalldaFama, #idade, #JonNutt, #lutador, #lutar, #MarkColeman, #MMA, #pesopesado, #Phuket, #promotor, #RageFightAcademy, #retorno, #Studio69, #Tailândia, #UFC, #veterano, #volta, #WhitelawSport,
Nenhum comentário:
Postar um comentário