[ Seul, Coreia do Sul ] Após a estreia mundial da 2ª temporada de ‘Pachinko’ na sexta-feira, 23 de agosto de 2024, os novos episódios estarão disponíveis apenas na ‘AppleTV+’. O “dorama” está sendo elogiado e recomendado pela ‘crítica especializada’. Estes afirmam “que a série é tão boa que uma terceira temporada já deve ser considerada”.
Baseado no romance homônimo escrito pelo coreano-americano Min Jin Lee - e que se tornou “best-seller” do ‘New York Times’ - a série de época retrata uma história “arrebatadora” e profundamente comovente de ‘amor e sobrevivência’ ao longo de quatro gerações de uma família de imigrantes coreanos que atravessou continentes, partindo da Coreia, passando pelo Japão e chegando até os Estados Unidos.
A temporada inaugural - que recebeu prémios de instituições e festivais como “Peabody”, ‘American Film Institute’, “Critics Choice” e ‘Gotham Independent Film’ - retrata inicialmente o período em que muitos coreanos étnicos foram trazidos ao Japão, muitas vezes à força, para trabalhar em minas e fábricas durante o governo colonial da Coreia de 1910-1945.
No geral, ‘Pachinko’ retrata a discriminação enfrentada por estes coreanos que foram tratados como “cidadãos de segunda classe”. A ‘crítica especializada’, no entanto, “derramou” elogios à série, por explorar temas como ‘lar e identidade’ através de várias gerações, “dosando” sutileza e impacto na medida certa.
Curiosamente, o nome do “k-drama” foi inspirado nas máquinas de ‘Pachinko’, facilmente encontradas em ‘fliperamas’ na ‘terra do Sol Nascente’, onde os coreanos frequentemente trabalhavam em empregos normalmente rejeitados pelos japoneses.
Atualmente há muitos coreanos étnicos que vivem no Japão e embora vários já tenham se tornado cidadãos japoneses naturalizados, outros ainda não o fizeram e são oficialmente considerados estrangeiros.
Mas, para o alivio dos produtores da série, esta parece ter “repercutido positivamente” entre os coreanos que residem no país nipônico.
Não podemos esquecer de citar também que, enquanto a história contada no livro se divide em três partes e os acontecimentos são trazidos de forma cronológica, a série exclusiva da ‘AppleTV+’ alterna as épocas ao longo do seu desenvolvimento.
Na 2ª temporada, por exemplo, as histórias paralelas começam durante a Segunda Guerra Mundial e enfatizam o impacto das mudanças geopolíticas, para em seguida explorar os novos e humildes começos dos protagonistas, já em 1989, auge da bolha financeira e imobiliária do Japão, alternando as narrativas.
À medida que a nova temporada se desenrola, dando ênfase à acontecimentos como o início da guerra da Coreia, questões pertinentes para os coreanos culturalmente deslocados no Japão surgem, como por exemplo : eles devem voltar para casa para lutar? E se sim, deve ser pelo Sul ou pelo Norte? A Coreia ainda deve ser considerada “um lar”?
Bem, nós não vamos mais entregar “spoiler” aqui e, se você ficou curioso, a ‘dica’ é assistir aos novos episódios de “Pachinko” disponibilizados nas plataformas da ‘AppleTV+’ e que, logicamente, podem ser encontrados em três idiomas: coreano, japonês e inglês. Estes serão lançados semanalmente, sempre às sextas, desde o dia da estreia até 11 de outubro.
A 2ª Temporada de “Pachinko” é dirigida por Leanne Welham, Arvin Chen e Sang-il Lee.
Elenco principal: Kim Min-ha, Youn Yuh-jung, Jin Ha, Anna Sawai, Lee Min-ho.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa | Escrito em 26/08/2024
_
Legenda : “Pachinko” é um ‘dorama’ disponibilizado nas plataformas da ‘AppleTV+’.
Foto : ( Créditos | Cortesia : © 파친코2 | © Pachinko 2 | © Apple TV+ | @pachinkodrama | @pachinko_tv_series | @appletv | Reprodução / © Instagram | @파친코 | @PachinkoSeries | @AppleTV | Reprodução : © X / antigo © Twitter | Divulgação ).
*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE – DIVULGAÇÃO GRATUITA – INFORMAÇÃO ESPORTIVA*
Nenhum comentário:
Postar um comentário