 |
A ‘estrela’ Seika Izawa permaneceu invicta no MMA ao vencer
Lucia Apdelgarim no ‘show’ de “New Year’s Eve”. ( Créditos | Cortesia : © Rizin Fighting
Federation | Reprodução / © Facebook | © Rizin FF | © jp.rizinff.com |
@rizin_pr | Reprodução / © Instagram | @rizin_PR | Reprodução : © X / antigo ©
Twitter | Divulgação ). |
Em 31 de Dezembro de 2024, ( terça-feira ), o ‘Rizin Fighting Federation’ sediou o “Rizin 49: Decade” na Saitama Super Arena, em Saitama, Tóquio, Japão. O evento de ‘réveillon’ apresentou 22 lutas ( 18 com regras de MMA, três sob o regulamento do Kickboxing e uma luta de boxe de ‘exibição’ ), todas “entregues” pela ‘U-NEXT’.
Os promotores japoneses buscaram ‘reviver’ a sua ‘tradição’ de “massacrar” um Sakuraba no ‘show’ de “New Year’s Eve” ( ou ‘véspera de ano novo’, em português ) ao “jogar no fogo” Taisei Sakuraba, ( 26 anos ), e filho da ‘lenda viva’ Kazushi Sakuraba.
Mas “o tiro saiu pela culatra”. Com seu pai no ‘córner’, o estreante em MMA “Saku Jr.” enfrentou Yusuke Yachi, veterano de 42 lutas ( 27 vitórias e 15 derrotas ) e favorito para vencer.
A luta teve início com os dois “trocando” chutes altos até que Yachi segurou a perna do jovem “no ar”. Contudo, Taisei desferiu um “direto” de ‘esquerda’ que derrubou o atleta de 34 anos. “Saku Jr.” seguiu com ‘golpes’ no oponente caído e “forçou” o árbitro à interromper a luta, cujo resultado foi um momento ‘épico’ para os fãs japoneses de MMA da velha guarda.
Entre as mulheres o destaque foi Seika Izawa, ( 15-0 ), campeã da categoria de peso superátomo feminino do ‘Rizin FF’ e 12ª colocada do ‘ranking’ feminino ‘peso por peso’. Ela confirmou o seu favoritismo e permaneceu invicta ao “passar” pela atleta da Argentina Lucia Apdelgarim, ( 2-4-0 ), que substituiu Rena Kubota devido à uma lesão de última hora.
Izawa não perdeu tempo, levando Apdelgarim ao chão e buscando a ‘finalização’ ao alternar tentativas de “triângulos” e ‘chaves de braço’. Até que finalmente ela forçou Apdelgarim “à bater” em ‘sinal de desistência’ com uma combinação de ambos.
O 1º brasileiro à se apresentar na noite também venceu por ‘finalização’. Roberto Satoshi ( 18-3-0 ) “parou” Vugar Karamov ( 20-6 ) com um ‘triângulo’ aos 4 min. e 45 seg. do “período” inicial. Com isso, o “ás” do Jiu-Jítsu manteve o cinturão de campeão da categoria peso-leve.
Já no ‘co-main event’ ( e portanto “evento co-principal” ) deste ‘Rizin 49: Decade’, foi a vez do japonês Kyoji Horiguchi defender com sucesso o seu cinturão do peso-galo ao vencer por ‘decisão unânime’ o lutador da África do Sul Nkazimulo Zulu, ( 16-7-1 ), também conhecido pela “alcunha” de “Zulu Boy”.
Finalmente, houve o ‘main event’ ( e portanto “evento principal” ) da ‘programação’, quando outro brasileiro, Kleber Koike Erbst, ( 34-7-1 ), recuperou o cinturão dos pesos-penas. Para tanto, ele venceu o nativo de Tóquio Chihiro Suzuki, ( 13-4-0 ), também por “decisão unânime”.
Uma curiosidade sobre o ‘duelo’ de Kleber, é que a sua luta começou no dia 31 de dezembro de 2024 e terminou já em 1º de janeiro de 2025, dada a “extensão” do ‘card’. Os japoneses presentes no ginásio, já tradicionalmente quietos durante as lutas, também não comemoraram a chegada do ‘ano novo’.
Confira os resultados do “Rizin 49: Decade”, que incluem :
Rizin 49: Decade
31 de Dezembro de 2024
Saitama Super Arena
Saitama, Japão
Kleber Koike Erbst venceu Chihiro Suzuki por decisão “unânime” após três ‘rounds’
Kyoji Horiguchi venceu Nkazimulo Zulu por decisão ‘unânime’ após três ‘rounds’
Roberto de Souza venceu Vugar Karamov por ‘finalização’ com um “estrangulamento” ( “estrangulamento do triângulo” ) aos 4:45 do primeiro ‘round’
Seika Izawa venceu Lucia Apdelgarim por ‘finalização’ com uma “chave de braço” ( ‘arm-lock’ do “triângulo” ) aos 2:21 do primeiro ‘round’
Yuki Motoya venceu Kyoma Akimoto por decisão “unânime” após três ‘rounds’
Razhabali Shaydullaev venceu Yuta Kubo por ‘nocaute’ / “nocaute técnico” ( com ‘socos’ ) aos 2:30 do segundo ‘round’
Karshyga Dautbek venceu Ren Sugiyama por decisão ‘unânime’ após três ‘rounds’
Ryuya Fukuda venceu Ryusei Ashizawa por ‘nocaute’ / “nocaute técnico” ( com “gancho” de ‘esquerda’ ) aos 0:54s d do primeiro ‘round’
Mikio Ueda venceu Tae In Kim por ‘KO’ / “TKO” ( com “joelhadas” ) aos 2:31 do segundo ‘round’
José Torres venceu Makoto Shinryu por decisão “dividida” após três ‘rounds’
Taisei Sakuraba venceu Yusuke Yachi por ‘nocaute’ / “nocaute técnico” ( com “socos” ) aos 0:26s d do primeiro ‘round’
Koji Takeda venceu Suguru Nii por decisão ‘técnica’ após três ‘rounds’
King Ed Polo venceu Satoshi Kamiyama por ‘KO’ / “TKO” ( com ‘joelhadas’ e “socos” ) aos 3:22 do primeiro ‘round’
Genji Umeno venceu Taiga Kawabe por decisão “unânime” após três ‘rounds’
Sanoh Yokouchi venceu Kenshin Saito por ‘finalização’ com um “estrangulamento” ( “mata-leão” ) aos 3:03 do primeiro ‘round’
Rukiya Anpo venceu Sina Karimian por decisão ‘unânime’ após seis ‘rounds’
Sho Patrick Usami venceu Issa Hosokawa por ‘KO’ / “TKO” ( com ‘golpes’ no corpo ) aos 2:59 do segundo ‘round’
Tatsuki Shinotsuka venceu Noda Aoi por ‘nocaute’ / “nocaute técnico” ( com “gancho” de ‘esquerda’ ) aos 2:04 do primeiro ‘round’
Daichi Tomizawa venceu Kota Miura por ‘KO’ / “TKO” ( com ‘joelhadas’ ) aos 1:53 do primeiro ‘round’
Taio Asahisa venceu Yura por “decisão unânime” após três ‘rounds’
Hyuma Yasui venceu Hiroaki Suzuki por ‘decisão unânime’ após três ‘rounds’
Hiroto Gomyo venceu Koki Akada por ‘decisão dividida’ após três ‘rounds’
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa | Escrito em 12/01/2025
_
Legenda : A ‘estrela’ Seika Izawa permaneceu invicta no MMA ao vencer Lucia Apdelgarim no ‘show’ de “New Year’s Eve”.
Foto : ( Créditos | Cortesia : © Rizin Fighting Federation | Reprodução / © Facebook | © Rizin FF | © jp.rizinff.com | @rizin_pr | Reprodução / © Instagram | @rizin_PR | Reprodução : © X / antigo © Twitter | Divulgação ).
*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE – DIVULGAÇÃO GRATUITA – INFORMAÇÃO ESPORTIVA*
#Apdelgarim, #Argentina, #Decade, #Federation, #Fighting, #finalização, #Izawa, #Japão, #Lucia, #LuciaApdelgarim, #MMA, #NewYearsEve, #NobuyukiSakakibara, #NYE, #réveillon, #Rizin, #RizinCharlieGuide, #RizinFF, #RizinFightingFederation, #RizinTV, #Rizin_Decade, #Saitama, #SaitamaSuperArena, #Seika, #SeikaIzawa, #Tóquio, #U_NEXT, #vence, #we_are_rizin, #Yogibo,