Apesar de muitos permaneceram céticos quanto à ‘mudança’ de Dana White para o boxe, desta vez o presidente do ‘UFC’ prometeu “grandes anúncios” para breve.
Foi White quem convenceu Lorenzo Fertitta - seu amigo de infância e magnata dos cassinos - à comprar o ‘UFC’ por US$ 2 milhões quando a promoção estava em dificuldades, ainda em 2001. Em 2016 ele vendeu a empresa para a agência de talentos ‘WME/IMG’, de Beverly Hills, por US$ 4,025 bilhões.
Os “rumores” quanto à ‘mudança’ de White para o boxe não são recentes. Desde 2017 ele começou à aparecer esporadicamente em entrevistas com camisetas que traziam “estampada” a ‘marca’ da “Zuffa Boxing”. [ A “Zuffa LLC” era a empresa que gerenciava o ‘Ultimate’ antes de ser vendida para a ‘WME/IMG’ ].
Naquele ano, Dana pode sentir o ‘gostinho’ de ser um ‘promoter’ de boxe. Ele foi parte integrante da promoção da luta entre a “estrela” do ‘UFC’ Conor McGregor e o outrora “rei peso por peso” do boxe Floyd Mayweather. Ainda em 2017, White declarou que “estava entrando no boxe, 100 por cento”, de acordo com o jornalista Dan Rafael, da ‘ESPN’.
Mas, na sequência, o interesse de Dana pela ‘nobre arte’ foi diminuindo.
Curiosamente, isso aconteceu após a não realização da luta “Manny Pacquiao x Conor McGregor”. De acordo com “rumores”, White teria ameaçado processar Pacquiao e sua equipe, caso o filipino continuasse com as negociações para lutar com McGregor.
O ‘cartola’ se defendeu, à época, e comentou que “Pacquiao teria lutado boxe com McGregor se este último não tivesse perdido para Dustin Poirier”.
Ocasionalmente, a luta “Pacquiao x McGregor” poderia ter sido realizada na Cotai Arena, na China.
Em 2022, Dana chegou a dizer que o boxe é “um negócio falido” e seria “um pesadelo absoluto tentar consertar”, o que indicava que ele não queria mais ter nada a ver com o esporte.
Porém, recentemente, um amigo próximo de White, chamado Stephen Glover - mais conhecido como ‘Steve-O’ - declarou que “atualmente ‘a paixão de Dana pelo boxe é tão grande’ que ele optou por “sintonizar” para assistir ao confronto entre Jake Paul e Nate Diaz, ao invés de ver a luta principal do ‘UFC Fight Night Nashville’, em agosto de 2023”.
Naquela ocasião, White deixou a arena para ligar a TV em seu quarto. A declaração foi feita em 19 de setembro de 2024, durante uma aparição de ‘Steve-O’ no programa ‘BS’ apresentado pelo próprio Jake Paul.
A luta do ‘youtuber’ com um dos mais proeminentes “ex-astros” do ‘Ultimate’ teria “mostrado” à White o ‘potencial econômico’ das lutas de boxe “crossover”, envolvendo atletas veteranos de MMA.
De acordo com o jornalista Lance Pugmire, do ‘Los Angeles Times’, White já está em processo para a obtenção da licença de promotor de boxe.
Tudo isso tem deixado alguns fãs de MMA pelo mundo bastante receosos. Eles temem que o ‘cartola’ possa “migrar” definitivamente para o boxe.
Em contrapartida, nomes famosos como Mike Tyson, membro do ‘Hall da Fama’ do Boxe, está feliz em ver a ‘mudança’ de Dana White para o “mundo” do boxe. Tyson declarou ao ‘podcast’ chamado ‘It Is What It Is’ que: “essa vai ser a melhor coisa que vai acontecer ao boxe”.
Quem compartilha a mesma opinião de Tyson é o seu ex-treinador, Teddy Atlas, outro membro do “Hall da Fama”. Atlas declarou ao ‘site’ especializado ‘Bloody Elbow’que: “a ‘mudança’ de Dana White pode resultar em uma ‘nova era’ para o boxe, onde os melhores finalmente lutarão contra os melhores regularmente”.
Mas, dificilmente Dana vai se desvincular do ‘UFC’. Ele poderá montar uma empresa à parte, assim como já faz com o “Power Slap”.
Isso poderá marcar oficialmente a entrada do conglomerado “TKO” / ‘Endeavor Group Holdings Inc.’ / ‘WME/IMG’ - grupo que o ‘Ultimate’ faz parte atualmente - no “mundo milionário” das promoções de lutas de boxe.
Se isso se concretizar, a probabilidade dos lutadores do ‘UFC’ se alternarem entre MMA e boxe será muito grande.
As pessoas também precisam entender que os empreendedores do entretenimento costumam diversificar as suas atividades para ganhar mais dinheiro. Isso é normal no “mundo” dos negócios. Além do quê, Dana White sempre foi aberto a novas ideias.
E, desta vez, algo parece ter mesmo mudado. De acordo com uma recente reportagem da ‘Ag. Fight’ e da ‘ESPN’, Dana está tão empolgado com o futuro do boxeador Callum Walsh que decidiu viajar para Dublin, na Irlanda, e torcer pessoalmente pela jovem “estrela” no último final de semana. Já faz algum tempo que White apoia Walsh - ao lado do chefe da 360 Promotions, Tom Loeffler - promovendo a sua carreira no boxe.
Foi em uma sessão de perguntas e respostas com os fãs para promover a luta “Callum Walsh x Przemyslaw Runowsk” que Dana anunciou a sua entrada no “mundo” da ‘nobre arte’.
O ‘card’ com a luta “Walsh x Runowsk” foi transmitido no ‘UFC Fight Pass’.
Dana White só não especificou se irá trabalhar descobrindo novos talentos ou se finalmente vai criar a sua própria empresa de boxe.
Então, a única certeza que temos, no momento, é que o seu próximo empreendimento será mesmo no “mundo” do boxe. E isso pode ser apenas ‘a ponta do iceberg’.
Pois, embora haja pessoas no mundo dos esportes de combate que ainda são veementemente contra a entrada de Dana White na ‘indústria’ do boxe, ele poderá se tornar o “novo rosto” da promoção esportiva, colocando o boxe em uma situação melhor do que se encontra há anos.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 24/09/2024
_
Legenda : Ocasionalmente, a “partida” envolvendo ‘Manny Pacquiao x Conor McGregor’ poderia ter sido realizada na Cotai Arena, na China.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © Mark J. Rebilas | © MMAnytt | © mmanytt.com | @mmanyttcom | Reprodução / © Instagram | @MMANyttcom | Reprodução : © X / antigo © Twitter | Divulgação ).
*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE – DIVULGAÇÃO GRATUITA – INFORMAÇÃO ESPORTIVA*
Nenhum comentário:
Postar um comentário