Após ter sido eleita a 104ª Primeira-Ministra do Japão, Sanae Takaichi, se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo na história do país. Ainda assim, algumas tradições se recusam a avançar na ‘terra do Sol Nascente’.
A Premiê japonesa não comparecerá à cerimônia de premiação do lutador de Sumô vencedor no torneio ‘Grande Torneio de Sumô do Ano Novo’. Algumas especulações em contrário davam conta de que ela poderia ‘quebrar’ a tradição de 400 anos que proíbe a entrada de mulheres no ringue “sagrado”, ou ‘dohyo’, mesmo durante as cerimônias de premiação.
Em vez disso, Takaichi sinalizou apoio ao “respeito à cultura tradicional”, alinhando-se à ‘Associação Japonesa de Sumô’, que mantém a proibição há gerações.
É costume o Primeiro-Ministro entregar a Taça aos vencedores dos torneios de Sumô de Ano Novo e de verão na arena Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.
Por ocasião de uma viagem para o exterior durante o torneio de Kyushu, em novembro do ano passado, Takaichi enviou seu auxiliar próximo, Takahiro Inoue, para entregar a taça ao campeão e ‘estrela’ ucraniana Aonishiki.
Então ela deverá indicar novamente um representante para o ‘Grande Torneio de Sumô do Ano Novo’, que termina em 25 de janeiro.
Os críticos questionam que “se não for sob a liderança da 1ª mulher Primeira-Ministra no Japão, quando a proibição da entrada de mulheres no ringue de Sumô cairá?”
Mas Takaichi pode realmente estar tranquila em manter a tradição. Afinal, ela é uma conservadora social e pode não querer entrar em uma batalha política.
Para outros, a questão não se trata de prática cultural. Trata-se de orientação religiosa xintoísta.
A ligação do Sumô com o xintoísmo é profunda e intrínseca, com o esporte originando-se como um “ritual sagrado para entreter os deuses ( ‘kami’ ) e garantir boas colheitas”.
Muitos dos rituais e simbolismos do Sumô moderno são diretamente derivados de práticas xintoístas de purificação e respeito às divindades.
E embora a religião pessoal da atual Premiê não seja explicitamente declarada, as afiliações políticas e ações públicas de Takaichi indicam uma forte adesão, ou pelo menos um grande apoio, aos princípios do Xintoísmo. Ela é descrita como adepta a ideais nacionalistas e tradicionalistas, que estão enraizados na cultura e na religião xintoísta.
[ * ] O ‘dohyo’, local onde as lutas de Sumô acontecem, é um ringue elevado feito de argila especial, com sua borda marcada por um círculo de palha de arroz que separa o santuário interno do mundo exterior impuro. As primeiras lutas de Sumô datam de 1.500 anos atrás.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa | Escrito em 17/01/2026
_
Legenda : A Primeira-Ministra Sanae Takaichi não subirá ao ringue de Sumô por respeito à tradição.
Foto : ( Créditos | Cortesia : © Wikipedia | © 高市 早苗 | © Retrato oficial, 2025 | © www.sanae.gr.jp | @takaichi_sanae | Reprodução / © Instagram | @takaichi_sanae | Reprodução : © X / antigo © Twitter | Divulgação ).
*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE – DIVULGAÇÃO GRATUITA – INFORMAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS*
#artesmarciais,
#Ásia,
#cultura,
#CulturalDebate,
#DireitaJaponesa,
#Dohyo,
#esporte,
#FemaleEmpowerment,
#GenderEqualityJapan,
#JapanCulture,
#JapanPolitics,
#Japão,
#japonesa,
#J_Pop,
#milenar,
#mulheres,
#novogovernodojapao,
#política,
#premiê,
#proibição,
#religião,
#Sanae, #SanaeTakaichi, #ShintoTraditions,
#Sumô,
#SumoTradition,
#Takaichi,
#tradição,
#ÚltimasNoticiasDoJapão,
#xintoísmo,
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário