Em 20 de novembro de 2024, ( quarta-feira ), o ‘mangá’ japonês “Dragon Ball” comemorou 40 anos de uma existência “extremamente popular”. A data foi celebrada por fãs de todo o mundo, até mesmo na América Latina, onde a franquia é ‘particularmente’ famosa, e houveram várias homenagens, inclusive em um jornal mexicano.
E como mais uma prova do seu ‘sucesso planetário’ já havíamos tido o anúncio no último mês de março, “dando conta” que até mesmo um parque temático será inaugurado na Arábia Saudita, como parte do “universo” de ‘Dragon Ball’.
Os quadrinhos japoneses com as aventuras do garoto Son Goku, um adepto das artes marciais que também coleciona bolas mágicas contendo dragões para ajudar em sua missão de proteger a Terra, foram lançados em 20 de novembro de 1984 nas páginas do semanário ‘Shonen Jump’.
“Dragon Ball” tornou-se um “fenômeno global” com 260 milhões de exemplares vendidos mundialmente, segundo a editora ‘Shueisha’. No Japão, é comum muitos ‘mangás’ originarem séries de desenhos para a televisão, os chamados ‘animes’.
À partir daí a franquia cresceu e se desenvolveu em todos os meios e ‘formatos’, que incluem os já citados ‘animes’, além de “videogames”, filmes e outros ‘spin-offs’.
Mas, infelizmente, o criador da série ‘Dragon Ball’, Akira Toriyama, faleceu no mês de março, aos 68 anos, provocando uma “onda de pesar” dos fãs, incluindo homenagens de líderes mundiais.
No atual cenário é bom lembrar que, embora a popularidade de “Dragon Ball” esteja garantida no curto prazo, se faz necessário que a franquia permaneça ativa.
Como parte desses esforços, serão lançados novos capítulos de ‘Dragon Ball Super’, que eram até então supervisionados por Toriyama. Portanto, muita expectativa “gira em torno” da continuação deste que é ‘catalogado’ como “um dos ‘mangás’ mais vendidos de todos os tempos”.
-“O desafio será manter a criatividade sem Toriyama, o autor original do ‘mangá’.”-comentou Tadashi Sudo, repórter e especialista do setor de ‘animes’.
-“Mas, a ‘máquina comercial’ já está aí para ‘Dragon Ball’.”-acrescentou o jornalista.
Além disso, com a temporada de ‘animes’ de outono começando no Japão, foi lançada uma nova série de animação, ‘Dragon Ball Daima’, que apresenta “versões rejuvenescidas” dos personagens.
Este é o primeiro ‘anime’ lançado desde a morte de Toriyama. ”Dragon Ball Daima” estreou em 11 de outubro no ‘Amazon Prime’.
Ainda em outubro houve o lançamento do “videogame” intitulado ”Dragon Ball”: ‘Sparking! ZERO’, que reúne 182 personagens em “batalhas frenéticas”.
[ * ] Com informações da ‘AFP’ - Tóquio, Japão, “Japan Today”, ‘SoraNews24’ e “O Globo”.
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa | Escrito em 27/11/2024
_
Legenda : A ‘popular’ franquia “Dragon Ball” inspirou ‘mangás,’ “videogames”, ‘animes’, filmes e outros ‘spin-offs’.
Foto : ( Créditos | Cortesia : © Bird Studio | © Shueisha Inc. | © Toei Animation | © Akira Toriyama | © Site oficial do Dragon Ball Daima | © dragonballdaima.com | @dbdaima | Reprodução / © Instagram | @DB_official_en | @DBMagicProtect | Reprodução : © X / antigo © Twitter | Divulgação ).
*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE – DIVULGAÇÃO GRATUITA – INFORMAÇÃO ESPORTIVA*
#AkiraToriyama, #Anime, #aniversário, #arte, #BirdStudio, #CulturaNerd, #CulturaPop, #dbdaima, #dbmovie, #DragonBall, #DragonBallDaima, #DragonBallSuper, #DragonBallZ, #expansão, #filmes, #Geek, #historiasemquadrinhos, #Japão, #japonês, #Mangá, #Otaku, #Pop, #popular, #série, #SeijiNakazawa, #ShonenJump, #Shueisha, #ToeiAnimation, #Tokusatsu, #videogames,
Nenhum comentário:
Postar um comentário