Após Sérgio Batarelli ter anunciado o retorno do seu ‘International Vale Tudo Championship’, programado para a cidade de São Paulo ainda em 2024, alguns países estão trazendo de volta o ‘conjunto de regras’ do antigo “Vale Tudo”, inspirados na outrora 3ª maior ‘franquia’ do esporte no mundo.
E com o intuito de “trazer as artes marciais mistas de volta ao ‘mainstream’ no Japão”, foi criado o ‘R.O.M.A.N.’, um evento que está promovendo lutas no ‘formato’ do “Vale Tudo”, ou seja, sem luvas, valendo ‘cabeçadas’, ‘cotoveladas’, “pisões” na cabeça, ‘tiros de metas’, ( ou “chutes de futebol”, como dizem os japoneses ), com um ‘período’ estipulado, mas “sem limite de tempo” para a ‘luta no solo’.
A ‘lista’ de “golpes ilegais” é curta e incluí “enfiar” os dedos nos olhos, ‘golpes’ na virilha, morder e puxar o cabelo. Lembrando que as lutas são realizadas sob a supervisão de uma equipe médica e com uma cuidadosa gestão de segurança.
A promoção do evento com as regras ‘vintage’ de “Vale Tudo” é uma iniciativa de Naoyoshi Watanabe, cantor profissional de grandes gravadoras, especialista em Jiu-Jítsu e um dos fundadores da “Triforce”. Ele também é o diretor representante e CEO da ‘ROMAN Co., Ltd.’, empresa criada à partir dessa “nova” tendência no mundo das artes marciais.
Para auxilia-lo nessa “missão” foram ‘convocados’ Kunika Hironaka - ex-lutador do ‘UFC’ e 11º campeão mundial meio médio do “Shooto” - como ‘representante do comitê executivo’, e Yuki Nakai - pioneiro do “Vale Tudo” no Japão, primeiro campeão mundial meio-médio do “Shooto” e faixa-preta de Jiu-Jítsu - para a função de “conselheiro honorário”.
Além de “resgatar” o ‘formato’ original das competições de “Vale Tudo”, o ‘R.O.M.A.N.’ também inovou com algumas lutas de um “MMA de uniforme”, ou seja, com os competidores “vestindo” o ‘Gi’ ( que significa ‘quimono’ ).
Também houveram lutas de “R.O.M.A.N. Jiu-Jítsu”, que é uma variação do brazilian Jiu-Jítsu, com um maior grau de liberdade, como a permissão para o uso de chaves de calcanhar e ‘golpes’ como “batidas”. Para essas lutas “agarradas” com o ‘Gi’ foram aceitos praticantes de Jiu-Jítsu, Judô, Sambô e Wrestling.
Em 14 de outubro de 2024, ( segunda-feira / feriado ), o ‘Roots Of Martial Arts Network’, ou “R.O.M.A.N.” sediou o “ROMAN One”, em algum lugar de Tóquio, no Japão. O evento foi realizado sem público e distribuído gratuitamente no “canal” oficial da ‘franquia’ no ‘YouTube’.
O ‘main event’ ( e portanto “evento principal” ) da ‘programação’, foi uma luta de “Vale Tudo” entre Kohei Tokeshi e Will Chope. O japonês tem 35 anos, 1,70 cm de altura e seu peso é 70 kg. Ele é um ex-campeão mundial de Lethwei, ( ou “boxe birmanês” ), em Mianmar, na Birmânia. Seu ‘recorde’ no MMA é 8-11-0. Já Will Chope tem 34 anos, 1,94 cm de altura e seu peso é 70 kg. Ele é um ex-lutador do ‘UFC’ e “ostenta” um ‘registro’ de 42-21-0 em MMA.
Os dois estavam distantes, logo no início do no ‘round’. Chope desviou do ‘golpe’ baixo “de direita” de Kohei. Mas o japonês, que estava na ‘posição de canhoto’, acertou um ‘golpe’ de “esquerda”. Ele ainda “agarrou” a perna de Chope após um chute, e também ‘acertou’ um chute de ‘esquerda’ na panturrilha.
Chope então avançou com um ‘jab’ ortodoxo de “esquerda” e Kohei ‘conectou’ um “gancho” de ‘direita’ que derrubou Chope. Na sequência, o japonês ‘desferiu’ alguns “socos” do ‘ground and pound’ em seu adversário caído e o árbitro interrompeu a luta. Kohei venceu por “nocaute técnico” e terminou a luta sem nenhum ferimento, enquanto Chope se levantou, sem lembrar que havia sido ‘derrubado’.
Anteriormente tivemos outra luta de “Vale Tudo” no ‘co-main event’ ( e portanto “evento co-principal” ) deste ‘R.O.M.A.N. One’. O ‘duelo’ disputado “sem limite de peso” envolveu Gaye Babacar, atleta do Senegal estreante em MMA, mas já campeão regional de “sumô senegalês” em seu país, e Seigo Mizuguchi, lutador de MMA com um “cartel” de 16-25-0. Também conhecido como “Mister Megaton” ele está atualmente ativo no ‘Deep’.
Essa luta também foi decidida ainda no 1º ‘round’. Gaye ‘conectou’ um “uppercut” de ‘direita’ no japonês, e ainda “desferiu” um ‘soco’ enquanto este estava no chão, forçando a “paralisação da luta” pelo ‘corner’ que ‘jogou a toalha’ para preservar o seu atleta.
Confira os resultados do “R.O.MA.N. One”, que incluem :
R.O.M.A.N. One
14 de Outubro de 2024
Em algum lugar de Tóquio
Tóquio, Japão
“Vale Tudo”: Kohei Tokeshi venceu Will Chope por ‘nocaute’ / “nocaute técnico” ( devido à “paralisação do árbitro” ) aos 1:55 do primeiro ‘round’
“Vale Tudo”: Gaye Babacar venceu Seigo Mizuguchi por ‘KO’ / “TKO” ( devido à “paralisação do corner” que ‘jogou a toalha’ ) aos 0:18s do primeiro ‘round’
MMA “vestindo” o ‘Gi’: Daisuke Matsumoto vs. Shunichi Shimizu terminou em ‘empate’ após dois ‘rounds’
MMA “vestindo” o ‘Gi’: Sword Nishimura venceu Thiago Tosawa por ‘KO’ / “TKO” ( devido à “paralisação do árbitro” ) aos 1:28 do primeiro ‘round’
MMA “vestindo” o ‘Gi’: Daisuke Murayama venceu Hiroaki Mizoguchi por ‘finalização’ com “chave de braço” ( “arm-lock” ) aos 3:44 do primeiro ‘round’
MMA “vestindo” o ‘Gi’: Shota Kakihara venceu Arata Fukasawa por ‘decisão unânime’ após dois ‘rounds’
MMA “vestindo” o ‘Gi’: Ryosuke Komatsu venceu Shinya Onishi por ‘finalização’ com um “estrangulamento” ( “Cross Choke” ) aos 1:15 do primeiro ‘round’
MMA “vestindo” o ‘Gi’: Toshikazu Sekizawa venceu Shigeki Tsuchiya por ‘KO’ / “TKO” ( devido à “paralisação do árbitro” ) aos 2:04 do primeiro ‘round’
“R.O.M.A.N. Jiu-Jítsu”: Yuto Yanai e Shinji Morito “empataram” após o término do ‘período’ estipulado ( 7 minutos )
“R.O.M.A.N. Jiu-Jítsu”: Maike Oura venceu Toshiyasu Sagae por ‘finalização’ com um “estrangulamento” ( “Cross Choke” ) aos 3:40 do primeiro ‘round’
“R.O.M.A.N. Jiu-Jítsu”: Shimon Kagiyama venceu Nobushige Egi por ‘finalização’ com “chave de braço” ( “arm-lock” ) aos 3:23 do primeiro ‘round’
“R.O.M.A.N. Jiu-Jítsu”: Shooto Watanabe venceu Shingo Hashimoto por “decisão unânime” após o término do ‘período’ estipulado ( 7 minutos )
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 05/11/2024
_
Legenda : Kohei Tokeshi venceu Will Chope sob o ‘conjunto de regras’ do “Vale Tudo”.
Foto : ( Cortesia | Créditos : © ローマン | © ROMAN | © Roots Of Martial Arts Network | © ro-man.site | © ROMAN Co., Ltd. | Reprodução / © YouTube | © CEO Naoyoshi Watanabe | © Kunika Hironaka | @romancombat | @bjjsinger | © Reprodução / © Instagram | @romancombat | @romancombat_ceo | @hironaka9244 | Reprodução : © X / antigo © Twitter | Divulgação ).
*NOTA : TODAS AS MATÉRIAS DO AUTOR SÃO DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE – DIVULGAÇÃO GRATUITA – INFORMAÇÃO ESPORTIVA*
#antigo, #AnythingGoes, #BareKnuckle, #CEONaoyoshi, #DoValeTudoaoMMA,
#Japão, #japonês, #KoheiTokeshi, #KunikaHironaka, #lutas, #mainstream, #MixedMartialArts, #MMA, #NaoyoshiWatanabe, #NoHoldsBarred,
#NoRules,
#raiz, #regras, #ROMAN, #ROMANCoLtd,
#ROMANOne,
#ROMANRules,
#RootsOfMartialArtsNetwork, #semluvas,
#trouxe, #ValeTudo,
#VintageRules,
#volta,
#WillChope, #YukiNakai,
Nenhum comentário:
Postar um comentário